quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Lucca Cafés Especiais


Conhecido por servir cafés gourmet, reserva de grãos especiais, o Lucca Cafés está no mercado curitibano ensinando os apreciadores que existe sim diferentes sabores e aromas de café, determinados pela qualidade dos grãos e sua torra.

Dividido em três níveis, o espaço do Lucca Batel tem decoração inspirada em linhas retas abusando dos tons alaranjados nas paredes e do preto nos móveis. Tudo pensado para que seja simples de ser franqueado em todo o Brasil.

Mesinhas quadradas surgem desde a calçada da loja, invadindo a entrada. Uma escada a direita, dentro da loja, leva ao piso superior que leva a um ambiente pequeno, mais reservado, com poucos lugares.

No piso inferior, no chamado "lounge", sofás em couro preto e poltronas criam
ambientes ideais para tomar um café descontraído com amigos. Uma mesinha de centro pode servir de apoio àqueles que carregam seus laptops. A internet wi fi, lá dentro, é free.

Duas atrações chamam a atenção dentro da cafeteria: Uma livraria, com um acervo bem expressivo, para os amantes do cafezinho que não dispensam a leitura ou a sugestão de um bom título.
A outra fica por conta do equipamento de torra dos grãos de café. Com uns dois metros de altura, a máquina é ativada somente pelo “mestre torrador”, que faz
questão de trabalhar na frente do público para confiar o frescor do café servido dentro da loja.
Quadrinhos com informações sobre os variados cafés produzidos no Brasil e etapas de torrefação são expostos na parede, em volta do equipamento.

O Lucca Cafés ainda aproveita o interior da sua loja para armazenar e exibir os sacos de produtores de café, de todo o país, que o abastece. Em cada fazenda, um grão diferente.

Saborear e identificar o aroma e paladar entre os cítricos, encorpados, aromatizados... não é tarefa fácil, mas você pode até inscrever-se num Cupping, ou seja, aprender as técnicas para reconhecer os atributos entre aroma e sabores dos cafés. Onde fazer? No Lucca Cafés Especiais.

A importância de um cafézinho


Embora o café seja um produto natural e não cause doenças quando consumido de forma diária e moderada (até 4 xícaras grandes para adultos e a metade da dose para crianças, preferencialmente com leite), em outras o café pode causar efeitos indesejáveis.


Esta comprovado que pessoas que possuem doenças como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, palpitações devido arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença isquêmica devem ter cuidado no consumo de café, pois ele podem agravar os sintomas da doença, principalmente se consumido em excesso.


Por outro lado pesquisas médicas mostram que o café pode prevenir a depressão, alivia a asma, e proteje contra caries dentárias e câncer de fígado. Pacientes alcóolatras também utilizam de seu benefício no tratamento do vício. Mas é importante lembrar que o café não é remédio, isto é, não cura, apenas pode ser um agente a mais que ajuda na prevenção de várias doenças e problemas.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Café Especial

Tradicionalmente consumido quente - puro ou com leite – o café, de uns tempos pra cá, passou por processos criativos que resultaram em variações inovadoras da bebida. Hoje podemos encontrar opções de cafés gelados, sobremesas e bebidas à base de café com ingredientes inusitados.
Aqui no Brasil a bebida ainda é pouco consumida de maneiras diferentes do tradicional puro bem quentinho, ou o pingado – com um pouco de leite, porém em algumas cafeterias do país podemos degustar variações deliciosas desse conhecido ingrediente da mesa dos brasileiros.
Em Curitiba, o Lucca Cafés Especiais destacou-se exatamente pela inovação. A rede de franquias que surgiu em Curitiba hoje tem lojas abertas até em Salvador e foi uma das pioneiras a introduzir novas opções de consumo do café na vida do curitibano. O título ‘’cafés especiais’’ não foi atribuído à toa - os cafés especiais diferem dos cafés comerciais pelos critérios mais rígidos de classificação física e sensorial. Nenhum defeito grave é admitido e conhecer a origem do grão é fundamental, dentro dessa classificação todos os lotes são certificados por entidades reconhecidas, como a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.
Aqui em Curitiba você encontra as lojas do Lucca - Cafés Especiais na Al. Presidente Taunay, 40; na rua Ébano Pereira, 19 e dentro da Pizza Hut do Batel na rua Benjamin Lins, 711.

Onde tudo começou...


A Etiópia é o país onde a planta do café faz parte da vegetação natural e onde foi descoberta. Mas foram os Árabes que propagaram a cultura do consumo in natura do fruto pela Europa.

O cultivo só começou a ser explorado quando os primeiros grãos começaram a ser torrados e transformados em bebida no século XVI, na Pérsia. Mas só alguns anos depois, quando o cultivo ainda era dominado pelos Árabes, que os Holandeses, primeiros europeus a investir na cultura, começaram a produzir a bebida por conta própria.

A partir daí com as colonizações e o crescimento do cultivo por toda europa, as grandes navegações importaram a cultura ao redor do mundo.

No Brasil, o café chegou através das Guianas que foram colonizadas pela França.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cafés da Cidade


Está mais que provado que os curitibanos são bons apreciadores de café. Além do trivial café da manhã ou da tarde, tomados em casa, no trabalho ou na avó, diversos cafés se espalham pela nossa cidade. Ambientes agradáveis que podem ter como acompanhamento: livrarias, bandas ao vivo, para bem se deliciar com a bebida.
A cada semana irei visitar um estabelecimento diferente e descrever aqui suas características.
Se você frequenta um ambiente que considera ideal para beber um bom café, dê sua sugestão!

Até semana que vem!

Mitos do café


Os mitos que rondam o café fizeram muitos diminuir o consumo, ou parar de saboreá-lo, mas pesquisadores tem avançado no estudo e provam que muitos desses mitos não passam de enganos, que além de não fazer tão mal quanto falam até contém substâncias importantes para a saúde. O que é fato é que independente da sua "má fama" o café fresquinho não saí da mesa dos brasileiros.

E é sobre os mitos e dicas para a saúde para você degustar seu café sem peso na consciência que irei escrever.

Café e Inovação


O mercado do café vem inovando nos últimos tempos.

Baristas inovam e preparam bebidas sofisticadas à base desse grão ao redor do mundo. O Extra Cafeinado vai mostrar as novidades dos cardápios e dos espaços autênticos que oferecem essa bebida.

Aqui o leitor vai se aproximar do prazer proporcionado pelo consumo do café.

História


A história do café de uma forma geral. O início, as primeiras safras, os trabalhadores e a evolução da produção.
O que acontece com uma das bebidas preferidas do brasileiro até a hora que o café chega à mesa.
Curiosidades e muito mais que quase ninguem sabe.

Confira os próximos posts.