quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O vício do café.


A cafeína é uma droga que vicia, mas que não causa muitos dos problemas que outras drogas causam.

A dependência da cafeína, tanto física quanto a psicológica, têm sido descritas e estudadas. Porém, é pequeno o número de pessoas envolvidas em tais efeitos pois a exemplo de outras drogas que viciam, quem consome cafeína regularmente tem problemas quando tentam parar de consumí-la. O sintoma mais notado é uma dor de cabeça que lateja sem cessar. Pode também causar ansiedade e depressão, diminuição do ânimo, aumento da irritabilidade, náuseas e azia.

A privação total da cafeína pode acarretar alguns destes sintomas. Porém, a privação parcial não costuma apresentar nenhum desses sintomas. A dependência do consumo moderado de café pode ser considerada saudável, assim como a dependência de água, ou de outro alimento qualquer. A quantidade de cafeína em bebidas e comidas é bastante diferente. As bebidas tipo cola contêm cafeína natural. A cafeína é também usada em produtos como o chocolate.

Para que o café não atrapalhe a sua vida é apenas necessário tomar cuidado para realizar o consumo consciente da substancia, que assim sem preocupação você poderá você poderá saborea-lo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Serviu para confirmar que eu pertenço aquelas que estão viciadas no café:D !
Utilizei este texto para um trabalho colocando sempre a fonte, claro:D

Anônimo disse...

hoje eu estava com preguiça de preparar o café, entao separei um pouco do pó e cheirei. Quase nao senti diferença nos efeitos. Será que usando o café dessa forma posso me prejudicar?

Anônimo disse...

Hoje não fiz café, e agora não aguento de dor de cabeça. Como eu queria vencer esse vicio e acabar com esse sofrimento. Nossa, que horror!

Anônimo disse...

ansiedade e depressão, diminuição do ânimo, aumento da irritabilidade, náuseas e azia.

TODOS MAIS ALGUNS!!!!

Anônimo disse...

Sou jovem (16 anos)e sou altamente viciado em cafeína

Anônimo disse...

A minha amiga de serviço, bebe pelo menos 2 copos médios de café de tarde, fora os que ela bebe durante o período fora do serviço. Ela é viciada, não fica um dia sem tomar café. O nome dela é Paula.

Anônimo disse...

Partiu abri uma instituiçao de dependentes de cafeina anonimoskk
sou cafeinética tbm kk

Anônimo disse...

Dois cara... o pessoal fala de cafeína cono se fosse de boa... Mas n é... desenvolvi Alto grau de paranoia devido ao abuso... Agora me digam q viciado mantém o controle sempre... uma hora ou outra a pessoa mete o pé na jaca.. as vezes uma jaca de um ano... sou um cara extremamente letárgico sem o café... É uma droga... quando n tomo qualquer esforço físico é insuportavelmente doloroso... como se a vida fosse dor... sinceramente vou sair disso... o pior é q é uma droga aceita